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7 DICAS PARA SABER LIDAR COM AS DISRUPÇÕES TECNOLÓGICAS E IMPLEMENTÁ-LAS EM SEU NEGÓCIO

Mônica Silva

7 Dicas

Inovação é a capacidade de escalar ou fazer crescer um negócio. Por isso, líderes, gestores e empreendedores que estejam envolvidos na construção ou expansão de um negócio precisam estar atentos às inovações do mercado. 

Para quem não se adaptar às mudanças trazidas pelas tecnologias disruptivas, não haverá tempo suficiente para responder de uma forma que minimize os impactos para o seu negócio.

As companhias que investem em ferramentas tecnológicas com potencial disruptivo estão à frente da concorrência e as que ainda não entenderam os seus benefícios correm o risco de perder espaço no mercado.

Porém, nesse cenário, de aplicação das tecnologias disruptivas, nem todos conseguirão inovar. Por isso é preciso, no mínimo, se manter atualizado e aproveitar as tendências que, com certeza, afetarão o negócio.

Mas afinal, o que pode ser feito para lidar com as disrupção?

Com a tecnologia disruptiva, alteram-se as “regras do jogo” e redefine-se a nova dinâmica de um determinado nicho do mercado. E as formas de se “jogar o jogo” estão sendo discutidas constantemente e novas incertezas ainda estão por vir. Para lidar com essas mudanças é preciso se concentrar em reagir a elas. 

Então confira 7 dicas para saber lidar com as disrupção:

1. Prepare-se para o futuro do mercado

Muitas mudanças ainda estão por vir e não dá para fazer uma previsão exata do futuro do mercado. Por isso, o melhor a fazer é se envolver com as mudanças que já estão acontecendo no setor em que você atua.

Procure obter o máximo de informações possível sobre a entrada das tecnologias disruptivas no mercado e como elas podem impactar o nicho com o qual você trabalha.

Adotar a análise de dados para identificação das tendências de maior relevância para o mercado é um indicador que revela a importância da tecnologia focada no sucesso dos negócios.

Preparar-se para o futuro implica, portanto, munir-se de informações e aplicá-las utilizando recursos tecnológicos para identificar oportunidades em potencial e as possíveis ameaças para os investimentos.

2. Dissemine a cultura da inovação

Fazer a gestão dos negócios de forma muito fechada e tradicional implicará em bloqueios para que novas ideias sejam apresentadas e testadas. Por isso, é necessário promover mudanças na cultura da empresa para estar aberto a novos insights.

A cultura corporativa é o conjunto de valores, padrões de orientações, normas comportamentais e modos de pensar e agir que é aceita e desenvolvida pelos profissionais de uma empresa.

Fomentar a cultura da inovação é, portanto, abrir espaço para que o grupo execute tarefas diárias, resolva conflitos e lide com o cliente final de uma maneira colaborativa e aberta, tendo em mente a necessidade do uso das tecnologias para melhorar seu desempenho e, consequentemente, sua produção.

3. Invista em novas tecnologias

Quando nos referimos à importância das novas tecnologias para os negócios, parece clichê falar em investir nelas. Mas, separar uma parte do orçamento para esse fim passa a ser imprescindível.

Porém, muitos empresários e/ou gestores têm o pé atrás por medo de perder dinheiro, afinal elas estão em constante atualização. 

É preciso ter em mente, inclusive, que implementar tecnologias disruptivas não acontece do dia para a noite. É um processo que deverá ser inserido de maneira planejada e estruturada.

Além do investimento financeiro, é preciso investir numa mudança de mindset, fomentando a cultura de inovação, para que todos os colaboradores possam ser inseridos. Essa mudança de cultura precisa demonstrar a importância dos novos recursos para a otimização do desempenho, da produtividade e dos resultados.

Mas lembre-se: recursos mais eficientes podem fazer toda a diferença para o crescimento organizacional. Portanto, conte com fornecedores confiáveis para ter acesso a essas informações e conseguir fazer as atualizações com mais segurança.

4. Esteja atento às novidades

Como já citado, as tecnologias estão avançando num ritmo muito acelerado. E a maioria das inovações surgem para atender as necessidades dos consumidores.

É nesse sentido que se manter atualizado faz toda a diferença. Buscar informações precisas te tornará mais assertivo na hora de investir nas ferramentas tecnológicas que mais se adequam ao seu negócio para atender cada vez melhor o seu público.

Mas quando o assunto é informação, não se limite ao seu nicho de mercado. Acompanhe os veículos de comunicação, converse com pessoas de diferentes áreas, frequente eventos de lançamentos de produtos e/ou serviços que considere interessantes.

Isso te manterá atualizado e antenado no que acontece no mundo corporativo e atento às tendências do seu mercado.

5. Estude o seu público

De nada adiantará você se manter informado sobre novas tecnologias e se organizar financeiramente para investir nelas se não souber exatamente quem é o seu público, ou seja, para quem irá vender o seu produto ou serviço.

Tenha em mente que as tecnologias disruptivas surgem para resolver problemas com propostas totalmente novas para atender demandas dos consumidores.

Portanto, estude seus clientes, colete dados sobre eles para mapear quem eles são, o que consomem, onde consomem, com que frequência consomem.

Acompanhe o feedback que eles dão, procurando entender seus problemas, suas preocupações, seus anseios, suas dores, suas necessidades e o que sugerem ou esperam da sua marca.

Somente de posse dessas informações, demonstrando preocupação com a experiência dos seus consumidores, é que você poderá oferecer o melhor produto ou serviço e se destacar no mercado.

6. Dissemine a cultura do trabalho colaborativo

Profissionais que atuam de maneira isolada prejudicam o desenvolvimento das empresas. Todos os setores devem atuar em conjunto, com um objetivo comum, desde o marketing, financeiro, comercial, até o serviço de limpeza.

Ações devem ser colocadas em prática para que a cultura do trabalho em equipe seja disseminada e internalizada por todos os colaboradores.

O uso de software de integração de dados, por exemplo, é uma ótima opção para que todos tenham acesso às informações necessárias para entender a alma do negócio e possam atuar em sinergia uns com os outros.

Esse tipo de ferramenta fornece uma visão geral de todo o processo e ajuda a detectar pontos de atenção para melhorias e ajudar na proposição de novos caminhos e tomadas de decisão.

A gestão da empresa deve proporcionar o máximo de aproveitamento possível dessas ferramentas para que as equipes trabalhem de forma integrada e para que o trabalho colaborativo traga os resultados esperados.

7. Observe a concorrência e aposte em parcerias

Vale lembrar que observar como a concorrência lida com a disrupção também é de suma importância. Essa abordagem parece passiva, mas você pode obter insights valiosos observando outras empresas que atuam no mesmo nicho que o seu.

Observar o que os concorrentes estão fazendo ajuda, inclusive, a identificar uma oportunidade de mercado alternativa, ou seja, mercados inteiramente novos ou adjacentes nos quais o investimento possa ser promissor.

Isso pode significar a realização de parceria com outras empresas ou com um fornecedor externo que traz um novo recurso para a organização ou ajuda a ganhar mais participação no mercado.

Agora que você já sabe como aplicar as tecnologias disruptivas a favor do seu modelo de negócio, faça um estudo aprofundado da sua empresa para definir o que pode ser alterado.

Além de melhorar a sua produtividade, essa nova visão abre uma série de possibilidades para aumentar a visibilidade do seu negócio e impulsionar o crescimento da sua marca.

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