Vamos falar de Design Instrucional?
Entenda definitivamente o conceito e aplicação do DESIGN INSTRUCIONAL.
É recorrente no meio educacional a resistência ao emprego dos termos “design” e “instrução” para se referir a atividades da área.
Em muitos casos essa resistência se deve à aplicação do termo “design” em outras áreas, como design gráfico, web design e outras.
“Design” é projeto, é o desenho que se faz de todo um processo de estruturação de algo, sua idealização, criação, especificação, configuração, desenvolvimento, etc.
Normalmente o design é orientado pela intenção ou objetivo de solucionar um problema.
Já a “instrução”, na perspectiva educacional, é um conjunto de comandos ou orientações, planejado pedagogicamente, para facilitar o aprendizado.
Trata-se da atividade de ensino que utiliza as melhores práticas da comunicação com o objetivo de fazer o aprendiz adquirir ou modificar competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores que são resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
O “design instrucional” ou “projeto instrucional” é, portanto, uma “engenharia pedagógica”, ou seja, o conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é o de solucionar o problema.
E qual é esse problema? A CURVA DE APRENDIZAGEM, ou seja, o nível médio cognitivo de aprendizagem.
Em outras palavras podemos dizer que DESIGN INSTRUCIONAL é o processo (conjunto de atividades) para identificar um problema (necessidade do aluno) de aprendizagem (curva) e desenhar, implementar e avaliar a solução para tal problema.
7 coisas que um designer instrucional faz que talvez você não saiba
A principal função do designer instrucional é a de ordenar toda a informação, a respeito de um determinado assunto que se queira ensinar, de uma maneira que o aluno aprenda de forma mais fácil e eficiente, reduzindo o processo de aprendizagem!
Ele projeta e desenvolve experiências de aprendizagem e exercícios de uma maneira diferenciada, apropriada para o meio no qual aquele conhecimento será transmitido.
Esses profissionais e suas atividades também são designados por outros nomes: designer educacional, desenhista instrucional, projetista instrucional, analista de treinamento (principalmente quando trabalham com EaD), pedagogo empresarial, especialista em tecnologia educacional, dentre outros.
Na educação a distância existem diversas formas de interação e o conteúdo não pode ser passado ao aluno da mesma maneira que é feito no presencial. Isso porque o aluno do ensino a distância tem outo perfil e a dinâmica é diferente.
Em cursos online é preciso desenvolver maneiras atrativas, tanto visualmente quanto em relação ao conteúdo, para prender a atenção do aluno, pois no ensino virtual as distrações são maiores do que no presencial.
Em função de tudo isso, o designer instrucional tem várias outras atribuições, além das listadas acima, e algumas delas talvez você nem conheça.
Veja as 7 principais:
- 1. Redige, adapta, reescreve e revisa o conteúdo com linguagem de acordo com as necessidades de aprendizagem.
- 2. Elabora roteiros de materiais didáticos impressos ou digitais.
- 3. Cria materiais de apoio (vídeos, gráficos, slides, sons para EAD).
- 4. Desenvolve atividades e avaliações.
- 5. Adapta materiais de um formato para outros.
- 6. Em um nível sênior, gerencia projetos educacionais e lidera equipes de especialistas em conteúdo, design gráfico, TI, ilustradores, etc.
- 7. Configura Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs.
Por que o Design Instrucional é indispensável para a Educação a Distância
Para que a Educação a Distância aconteça de forma eficaz e responsável é necessário desenvolver soluções que envolvem competências de diversos setores e processos de análise de fatores diversos.
Isso significa dizer que, para tornar a EaD cada vez mais eficiente, profissionais especializados de diferentes áreas desenvolvem tecnologias educacionais que sejam capazes de estimular o desenvolvimento de novas habilidades do aluno, proporcionando uma melhor experiência de aprendizagem dentro de um ambiente virtual de aprendizagem.
Entre as relevantes etapas para a elaboração de tecnologias educacionais eficientes está a aplicação do Design Instrucional, elemento indispensável para atender às demandas estudantis dentro de uma dinâmica remota.
De acordo com a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), o Design Instrucional trata do planejamento de atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais adequados, em sua linguagem e recursos, para acrescentar dinamismo e interatividade no ensino-aprendizagem dos cursos à distância e garantir a efetiva produção de conhecimento pelo aluno.
O Design Instrucional leva em consideração uma série de fatores para construir experiências de ensino únicas. O profissional dessa área, o designer instrucional, avalia o público-alvo (alunos) para elaborar um plano educacional que seja efetivo.
Entre os fatores avaliados estão:
- perfil do aluno;
- objetivos que devem ser alcançados com o curso;
- expectativas para a formação;
- ferramentas e tecnologias mais utilizadas, entre outros.
Assim, o Design Instrucional se torna vital no processo de ensino-aprendizagem à distância porque sem ele o e-learning seria apenas texto em uma tela e não seria efetivo, fugindo de seus objetivos principais.
O diferencial na aplicação do Design Instrucional está, portanto, na prática sistemática de projetar e desenvolver experiências instrucionais semelhantes às dos instrutores, para ajudar a proporcionar uma melhor experiência de aprendizado para os alunos.
Como executar uma estratégia de Design Instrucional em 5 passos
Existem passos que são fundamentais para executar uma estratégia de DI (Design Instrucional). A metodologia ADDIE (acrônimo em inglês das palavras analize, design, develop, implement, evaluate) é uma das mais utilizadas no segmento de DI. Cada uma das etapas desta metodologia é direcionada a uma fase do processo.
Veja a seguir como elas funcionam:
1. Análise
Esta primeira etapa consiste em entender o cenário e identificar os problemas de aprendizagem a serem solucionados e as competências e habilidades que precisam ser trabalhadas.
Para isso, são analisados os objetivos de aprendizagem (o que os aprendizes precisam ser capazes de fazer?), hábitos, necessidades, conhecimentos prévios e aspectos motivacionais do público-alvo (alunos).
2. Desenho do Projeto (Planejamento e Estruturação)
Nesta etapa é feito o planejamento das ações para resolver os problemas instrucionais identificados. Formato de treinamento, modo de interação dos instrutores, mídias e ferramentas necessárias, além de metodologias e estratégias de ensino, materiais didáticos adequados e como o conteúdo deve ser sequenciado, são os principais fatores a serem pensados na hora da estruturação.
Com a estruturação feita, surge o projeto instrucional, que é o documento que materializa o planejamento. Esse documento pode ser feito no formato de um mapa conceitual ou com uma ferramenta visual (matriz de desenho instrucional) para facilitar a observação e organizar melhor o planejamento.
3. Desenvolvimento
Esta é a fase na qual é colocado em prática o planejamento feito. Quanto mais minuciosa e detalhadas forem as fases de análise e desenho do projeto, mais fácil será a fase de desenvolvimento.
É muito importante produzir conteúdo fácil de ser consumido e de simples entendimento para os aprendizes. Conteúdos longos devem ser evitados e conteúdos interativos devem ser priorizados.
4. Implementação
O conteúdo desenvolvido é colocado em prática nessa fase. Para isso, é fundamental escolher a melhor plataforma EaD, avaliar os recursos disponíveis e explorar as funcionalidades.
Inicie com um curso piloto, aplicado para um pequeno grupo de pessoas, para corrigir problemas ou ajustar algum fator. Somente depois implemente o programa em uma escala maior.
5. Avaliação
Essa é a última etapa na execução de uma estratégia de Design Instrucional e consiste em mensurar os resultados, ou seja, verificar se os objetivos iniciais foram atingidos.
Além de identificar se o programa de aprendizagem foi eficiente, é necessário procurar pontos que precisam melhorar para programas futuros. Portanto, é necessário consultar relatórios de aproveitamento e indicadores de treinamento, além de acompanhar o desempenho dos alunos e faça ajustes para tornar o processo mais efetivo.
Entender o que é Design Instrucional, sua importância na EAD e a forma como ele pode ser implementado, ajuda a tornar o processo educacional mais fluido e, principalmente, mais efetivo.