Educação a Distância

DESIGN INSTRUCIONAL – SAIBA O QUE É E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ricardo Cassemiro

Design Instrucional

Vamos falar de Design Instrucional?

Entenda definitivamente o conceito e aplicação do DESIGN INSTRUCIONAL.

É recorrente no meio educacional a resistência ao emprego dos termos “design” e “instrução” para se referir a atividades da área.

Em muitos casos essa resistência se deve à aplicação do termo “design” em outras áreas, como design gráfico, web design e outras.

“Design” é projeto, é o desenho que se faz de todo um processo de estruturação de algo, sua idealização, criação, especificação, configuração, desenvolvimento, etc.

Normalmente o design é orientado pela intenção ou objetivo de solucionar um problema.

Já a “instrução”, na perspectiva educacional, é um conjunto de comandos ou orientações, planejado pedagogicamente, para facilitar o aprendizado.

Trata-se da atividade de ensino que utiliza as melhores práticas da comunicação com o objetivo de fazer o aprendiz adquirir ou modificar competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores que são resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.

O “design instrucional” ou “projeto instrucional” é, portanto, uma “engenharia pedagógica”, ou seja, o conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, cujo objetivo é o de solucionar o problema.

E qual é esse problema? A CURVA DE APRENDIZAGEM, ou seja, o nível médio cognitivo de aprendizagem.

Em outras palavras podemos dizer que DESIGN INSTRUCIONAL é o processo (conjunto de atividades) para identificar um problema (necessidade do aluno) de aprendizagem (curva) e desenhar, implementar e avaliar a solução para tal problema.

7 coisas que um designer instrucional faz que talvez você não saiba

A principal função do designer instrucional é a de ordenar toda a informação, a respeito de um determinado assunto que se queira ensinar, de uma maneira que o aluno aprenda de forma mais fácil e eficiente, reduzindo o processo de aprendizagem!

Ele projeta e desenvolve experiências de aprendizagem e exercícios de uma maneira diferenciada, apropriada para o meio no qual aquele conhecimento será transmitido.

Esses profissionais e suas atividades também são designados por outros nomes: designer educacional, desenhista instrucional, projetista instrucional, analista de treinamento (principalmente quando trabalham com EaD), pedagogo empresarial, especialista em tecnologia educacional, dentre outros.

Na educação a distância existem diversas formas de interação e o conteúdo não pode ser passado ao aluno da mesma maneira que é feito no presencial. Isso porque o aluno do ensino a distância tem outo perfil e a dinâmica é diferente.

Em cursos online é preciso desenvolver maneiras atrativas, tanto visualmente quanto em relação ao conteúdo, para prender a atenção do aluno, pois no ensino virtual as distrações são maiores do que no presencial.

Em função de tudo isso, o designer instrucional tem várias outras atribuições, além das listadas acima, e algumas delas talvez você nem conheça.

Veja as 7 principais:

  • 1.    Redige, adapta, reescreve e revisa o conteúdo com linguagem de acordo com as necessidades de aprendizagem.
  • 2. Elabora roteiros de materiais didáticos impressos ou digitais.
  • 3.    Cria materiais de apoio (vídeos, gráficos, slides, sons para EAD).
  • 4.    Desenvolve atividades e avaliações.
  • 5.    Adapta materiais de um formato para outros.
  • 6.    Em um nível sênior, gerencia projetos educacionais e lidera equipes de especialistas em conteúdo, design gráfico, TI, ilustradores, etc.
  • 7.    Configura Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs.

Por que o Design Instrucional é indispensável para a Educação a Distância

Para que a Educação a Distância aconteça de forma eficaz e responsável é necessário desenvolver soluções que envolvem competências de diversos setores e processos de análise de fatores diversos.

Isso significa dizer que, para tornar a EaD cada vez mais eficiente, profissionais especializados de diferentes áreas desenvolvem tecnologias educacionais que sejam capazes de estimular o desenvolvimento de novas habilidades do aluno, proporcionando uma melhor experiência de aprendizagem dentro de um ambiente virtual de aprendizagem.

Entre as relevantes etapas para a elaboração de tecnologias educacionais eficientes está a aplicação do Design Instrucional, elemento indispensável para atender às demandas estudantis dentro de uma dinâmica remota.

De acordo com a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), o Design Instrucional trata do planejamento de atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais adequados, em sua linguagem e recursos, para acrescentar dinamismo e interatividade no ensino-aprendizagem dos cursos à distância e garantir a efetiva produção de conhecimento pelo aluno. 

O Design Instrucional leva em consideração uma série de fatores para construir experiências de ensino únicas. O profissional dessa área, o designer instrucional, avalia o público-alvo (alunos) para elaborar um plano educacional que seja efetivo.

Entre os fatores avaliados estão:

  • perfil do aluno; 
  • objetivos que devem ser alcançados com o curso;
  • expectativas para a formação; 
  • ferramentas e tecnologias mais utilizadas, entre outros.

Assim, o Design Instrucional se torna vital no processo de ensino-aprendizagem à distância porque sem ele o e-learning seria apenas texto em uma tela e não seria efetivo, fugindo de seus objetivos principais.

O diferencial na aplicação do Design Instrucional está, portanto, na prática sistemática de projetar e desenvolver experiências instrucionais semelhantes às dos instrutores, para ajudar a proporcionar uma melhor experiência de aprendizado para os alunos.

Como executar uma estratégia de Design Instrucional em 5 passos

Existem passos que são fundamentais para executar uma estratégia de DI (Design Instrucional). A metodologia ADDIE (acrônimo em inglês das palavras analize, design, develop, implement, evaluate) é uma das mais utilizadas no segmento de DI. Cada uma das etapas desta metodologia é direcionada a uma fase do processo.

Veja a seguir como elas funcionam:

1. Análise

Esta primeira etapa consiste em entender o cenário e identificar os problemas de aprendizagem a serem solucionados e as competências e habilidades que precisam ser trabalhadas.

Para isso, são analisados os objetivos de aprendizagem (o que os aprendizes precisam ser capazes de fazer?), hábitos, necessidades, conhecimentos prévios e aspectos motivacionais do público-alvo (alunos). 

2. Desenho do Projeto (Planejamento e Estruturação)

Nesta etapa é feito o planejamento das ações para resolver os problemas instrucionais identificados. Formato de treinamento, modo de interação dos instrutores, mídias e ferramentas necessárias, além de metodologias e estratégias de ensino, materiais didáticos adequados e como o conteúdo deve ser sequenciado, são os principais fatores a serem pensados na hora da estruturação.

Com a estruturação feita, surge o projeto instrucional, que é o documento que materializa o planejamento. Esse documento pode ser feito no formato de um mapa conceitual ou com uma ferramenta visual (matriz de desenho instrucional) para facilitar a observação e organizar melhor o planejamento.

3. Desenvolvimento

Esta é a fase na qual é colocado em prática o planejamento feito. Quanto mais minuciosa e detalhadas forem as fases de análise e desenho do projeto, mais fácil será a fase de desenvolvimento.

É muito importante produzir conteúdo fácil de ser consumido e de simples entendimento para os aprendizes. Conteúdos longos devem ser evitados e conteúdos interativos devem ser priorizados.

4. Implementação

O conteúdo desenvolvido é colocado em prática nessa fase. Para isso, é fundamental escolher a melhor plataforma EaD, avaliar os recursos disponíveis e explorar as funcionalidades. 

Inicie com um curso piloto, aplicado para um pequeno grupo de pessoas, para corrigir problemas ou ajustar algum fator. Somente depois implemente o programa em uma escala maior.

5. Avaliação

Essa é a última etapa na execução de uma estratégia de Design Instrucional e consiste em mensurar os resultados, ou seja, verificar se os objetivos iniciais foram atingidos.

Além de identificar se o programa de aprendizagem foi eficiente, é necessário procurar pontos que precisam melhorar para programas futuros. Portanto, é necessário consultar relatórios de aproveitamento e indicadores de treinamento, além de acompanhar o desempenho dos alunos e faça ajustes para tornar o processo mais efetivo. 

Entender o que é Design Instrucional, sua importância na EAD e a forma como ele pode ser implementado, ajuda a tornar o processo educacional mais fluido e, principalmente, mais efetivo.

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