Educação a Distância, Moodle

POR QUE USAR O MOODLE NO E-LEARNING?

Ricardo Cassemiro

MOODLE é o acrônimo de:

M = Modular

O = Object

O = Oriented

D = Dynamic

L = Learning

E = Environment

Parece complicado né? Mas isso significa: Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Orientado a Objetos Modulares.

Trata-se de um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

É um LMS (Learning Management System) ou, traduzindo, Sistema de Gestão de Aprendizagem. Ainda está complicado de entender? Então vamos simplificar.

O Moodle é um LMS ou, como chamamos aqui no Brasil, é um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Outro termo bastante difundido equivalente ao LMS é “plataforma de ensino a distância” ou “plataforma EAD”. Todos esses termos significam o mesmo tipo de sistema.

O Moodle é a plataforma de aprendizagem mais popular no mundo todo. Está presente em mais de 240 países e possui centenas de milhares de usuários que optam por usá-la porque supre, de forma consistente, suas necessidades de educação e treinamento.

Essa plataforma não atende somente as demandas de design e hospedagem de cursos online.

Em função da sua adaptabilidade pode ser utilizado presencialmente ou em educação a distância por escolas tradicionais de ensino fundamental e médio, por universidades, por empresas privadas e por profissionais liberais.

Ele pode, ainda, ser integrado a outros sistemas, graças à sua funcionalidade de código aberto e permite que as instituições de ensinos ou profissionais estendam ou adicionem recursos para um ambiente de aprendizado personalizado

Vantagens do Moodle que elevam o nível da EaD

O Moodle apresenta muitas vantagens em sua aplicação. Vou listar as que considero mais tops:

  • O seu uso é intuitivo

O desktop, tablet e aplicativo móvel do Moodle permitem que os usuários acessem e localizem facilmente seus programas de aprendizagem, pois sua navegabilidade é auto instrutiva.

  • O conteúdo pode ser personalizado

É possível criar preferências de visualização, personalizar atividades, requisitos para certificações, cursos ou conjunto de cursos em um programa.

  • O progresso é rastreável

O progresso dos alunos pode ser verificado tanto por eles mesmos quanto por professores/instrutores. Alunos também podem acessar seu perfil para ver notas, distintivos, diplomas ou certificações.

  • Possui um sistema de comunicação muito abrangente

Os usuários podem acessar mensagens, notificações, informações e comunicações internas a partir da sua interface.

  • Avalia o impacto da aprendizagem

Os relatórios personalizados que incorporam uma ampla gama de condições e filtros fornecem feedback de 360 graus sobre as atividades de aprendizagem, permitindo que você acompanhe o desenvolvimento de habilidades e informe melhorias no ecossistema de aprendizagem.

  • Proporciona um aprendizado ativo

O Moodle permite que os usuários/alunos aprendam juntos em fóruns e wikis, incentivando a autorreflexão e a avaliação por pares com ferramentas dedicadas, além de fornecer feedback através de pesquisas.

Dicas para instalação do Moodle

Você já sabe que o Moodle é a plataforma (ou AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) mais utilizado do mundo e que ele funciona como uma sala de aula online.

Sabe também que é o ambiente onde professores podem disponibilizar material didático e propor tarefas interativas, como testes e discussões em fóruns e que, para os alunos, o ambiente facilita a troca de conhecimento e de arquivos multimídia.

O que você, educador, talvez não saiba é como instalá-la e ter acesso a plataforma como produtor de conteúdo e disponibilizar seus cursos.

plugins premium WordPress